COMIDA
"Comer, comer, comer, comer para depois crescer..."
Isso é Xuxa Meneguele incentivando os baixinhos a comer. Será que alguém precisa de incentivo para comer? Só se estiver doente, pois comer é "bão" demais. Quem não se lembra da comidinha da vovó? Bem, eu estou falando das vovós de 1900 e bolinha, pois as vovós de hoje em dia já vivem elas próprias o tempo do Fast food, onde tudo já vem pronto. Mas nem sempre foi assim...
- Lá vem o velho papo de evolução. Mas o que posso fazer? Se a vovó antiga ia no quintal colher maxixe, inhame ou moranga verde, as de hoje vão ao fast food ou liga no Delivery do bairro em instantes tudo está pronto e quentinho na mesa. Mas como eu gosto de dizer, nem sempre foi assim.
No principio era o verbo... não, isso é lá com a Bíblia. O negócio aqui é comida na mesa que está cada vez mais difícil apesar de tanta fartura pelo mundo. O Brasil por exemplo é o segundo maior produtor de carne bonina do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos que lidera o ranque. Mesmo assim, um quilo de alcatra está custando em torno de 55 paus o que está fazendo muitos brasileiros a comer ovo, batata e carne de frango que ainda é mais em conta. E daí? Feijão, farinha e torresmo era comida de fazendeiro lá em Minas. Hoje, acabou aquela cultura familiar e o abastecimento vem de gigantescos latifúndios a grande maioria voltados a exportação e o que sobra fica caro para nós. São Paulo por exemplo é muito grande e o abastecimento aqui vem de longe. Quem cota os preços por aqui é a REDE GLOBO... duvida? Esta semana eu fui no mercadinho do Carlão e paguei 9,90 o quilo de abobrinha. Isso por que a repórter da Globo tinha ido a uma feira no Brooklim e mostrou a abobrinha a esse preço. Só que eu moro próximo ao CINTURARÃO VERDE e o Carlão vai buscar o seu abastecimento direto da horta, diferente daquele feirante do Brooklim que depende do CEAGESP. O produtor aqui a pouco mais de 2 km, viu na GLOBO que a abobrinha subiu e aumentou também . Acredito que é isso que chamam de "globalização". Tá difícil? Vamos voltar um pouco no tempo e ver se os humanos antepassados eram mais sortudos. A cerca de 200 mil anos nossos antepassado se alimentavam de frutos, raízes e alguma carne de caças. Tudo cru e sem tempero. Temperar e cozinhar, veio devagar com a evolução. Demorou um pouquinho para chegar ao FAST FOOD. Sabe-se que a bem pouco tempo o Conde de Assumar que era o Governador da província de São paulo (1717), se dirigia com sua comitiva para o Rio de Janeiro e pousaram na beira do Rio Paraíba do Sul. Ali eles tiveram que comer carne de macaco por que ainda não havia o Frigorífico FRIBOI. Pescadores ao tentar pescar algum peixe para o MENU do ilustre e encontraram a imagem de uma santa. Hoje a cidade que ali nasceu tem mais de 100 hotéis de comida caseira em torno da imagem. EVOLUÇÃO.
E seguimos comendo, seja feijão tropeiro, baião de dois ou lasanha de Micro-ondas, não importa, tudo vai para o buxo, que agradece. Se o o seu colesterol passar dos 200, tome CHÁ VERDE e dá um tempo com o torresminho.
Bom apetite.
OBS. Estou tentando postar em ordem alfabética: A) ÁGUA BENTA - B) BANHOS - C) COMIDA.
Próxima letra será D) DINHEIRO. Alguém quer sugerir um assunto?
Falar de comida, seja ela cara ou barata, abre o apetite. Um franguinho caipira com feijão tropeiro, hummmm é a melhor COMIDA.
ResponderExcluir