ÁGUA BENTA
Ceta vez fui a uma excursão em um belo clube campestre, organizada pelo padre "Muriel", pároco de nossa comunidade. foi muito bom, alegre e descontraído. No ônibus cantamos bonitos hinos católicos, orquestrados pelo jovial padre de cabelos encaracolados. Naquele dia o padre jogou futebol conosco, bebeu cerveja e caiu na roda de samba porque ninguém é de ferro. Até aí, tudo bem, era um passeio descontraído, para relaxar mesmo, mas o que veio depois me deixou assim meio sei lá, achei que o padre extrapolou: foi no banheiro coletivo. Pela primeira vez eu vi um padre pelado. Padre Muriel ensaboava o saco e cantava a plenos pulmões, um refrão de um samba de Zeca Pagodinho, diante dos outros homens que também meio "altos", faziam piadinhas sobre o tamanho do "bilau" de um dos outros. Eu que estava mais sóbrio fiquei observando aquela cena e pensei: gente, esse aí é mesmo aquele que untou de ÁGUA BENTA a cabecinha infantil e inocente do bebê da minha cunhada? o mesmo que diz "Corpo de Cristo" e enfia a Ostia sagrada na boca da velha solteirona e casta que nunca perde uma missa com seu pároco preferido?
No dia seguinte era Domingo e eu fui a missa como sempre e lá estava padre Muriel, ostentando sua mitra dourada, sóbrio, puro e santo. A parte mais sagrada da missa é justamente a EUCARISTIA, onde o "Corpo de Cristo" nos é apresentado. Quando o padre foi lavar as mãos na AGUÁ BENTA, um ritual secular, onde o sacerdote se purifica para pegar no corpo de cristo, eu me perdi em pensamentos: a água. Não aquela água pura e BENTA naquela bacia de prata. Pensei foi na água suja pingando do bilau do padre. Imaginei ele levantando a batina e esfregando um pouco no "documento" para purificá-lo também. Deus me perdoe, mas perdi a parte mais sagrada da missa, pensando só em ÁGUA BENTA.
E o que é ÁGUA BENTA? É nada menos do que a velha e boa H20, que a natureza nos fornece. A diferença é que a ÁGUA BENTA foi purifica, exorcizada pelo sacerdote, proferindo a seguinte oração: eu te exorcizo ÁGUA, em nome de Deus todo poderoso, em nome de Jesus Cristo, seu filho e no poder do Espirito Santo para que torne ÁGUA BENTA e exorcizada a fim de por em fuga todo o poder do inimigo e seus anjos rebeldes, por Jesus Cristo. AMEM.
Simples assim? com essas poucas palavras proferidas por um lavador de saco em publico a água tornou se pura e exorcizada, cheia de poderes?
Minha fé em Deus continua inabalada. Acredito em Deus, em Nossa Senhora Aparecida, em Santo Expedito e todos os santos. Vou a missa por tradição, mas acreditar em padre? Se Deus quiser, jamais vou me ajoelhar diante de um padre e confessar os meus pecados. Sei que isso me torna um católico meio radical, mas acreditar em Deus é suficiente. Vou indo muito bem sem ÁGUA BENTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário