domingo, 13 de fevereiro de 2022

BANHOS

"Vou fazer uma lavação, lavação, lavação, lavando o que bem merece, deixando o que é ruim de lado".

Esse é um trocadilho que Didi Mocó (Renato Aragão) fazia com a musica de Jair Rodrigues, em um comercial de chuveiros. 

Uma boa ducha, sabonete, shampoo e muita água realmente inspira  cantar. Mas nem sempre foi assim. Tomar banho e fazer a higiene pessoal se arrasta devagar como a própria evolução humana vem se arratando há milhões de anos. Mesmo quando não havia a maravilhosa ducha de Didi Mocó, as pessoas faziam o possível para se manter limpos. Mas não era fácil, mesmo por que sem sabão o corpo humano não se lava a contento. Nossos fluidos corporais emanam uma inhaca pegajosa e fedida que só água  não elimina. A água sempre esteve por aqui mas os sabonetes florais e até mesmo a velha barra de sabão de DICOADA veio muito tempo depois. Consta que o sabão foi inventado pelos finícios, 600 anos antes de Cristo, feito de banha de cabra e cinza. Parece um processo antiquíssimo mas bem recentemente (década de 1950), minha mãe fazia um sabão caseiro usando praticamente o mesmo processo dos antigos finícios. Era o sabão de DICOADA, um líquido ácido extraído de cinzas, que fazia o mesmo efeito da SODA CAUSTICA  para cozinhar gordura de porco até virar uma mistura pastosa (sabão). E a evolução chegou para limpar tudo e perfumar. Será?

Vamos lembrar algumas curiosidades sobre banhos ou a falta de banhos que até hoje em dia ainda é bem comum.

1) hoje em dia a gente cria uma sala de bate papo no WATSAPP mas os gregos por volta de 1700 a.C já usavam salas de bate papo nos BANHOS PUBLICOS.

2) Tomar banho é um assunto pessoal e por isso a gente se tranca no banheiro para fazer a higiene pessoal mas no EGITO ANTIGO, se usavam o banho como atos ritualísticos dedicados aos Deuses e até hoje a imersão é um ato de batismo em muitas religiões. 

3) O rei Luiz XIV (França) não tomava banho. Fazia sua higiene pessoal usando lencinhos umedecidos em água, álcool e até saliva (de escravos ?).

4) Até o século XIV, acreditava-se que se banhar fazia mal a saúde pois a limpeza da pele "abria" os poros por onde entraria doenças...

5) Só que é ao contrario, a falta de banhos provoca doenças causada por fungos, porém uma pessoa pode ficar até cinco dias sem tomar banho que não prejudica a saúde. Mas tomar banho em excesso também não é bom. Aconselha-se que se tomar dois banhos por dia, o segundo banho deve ser sem sabonete.

6) O iraniano Amaur Hagi ficou 67 anos sem tomar banho.

7) E olha que fofoca suja: Brad Pitt, Johnne Deep e Julia Roberts não são muito chegados a banhos. 

8) Os brasileiros sãos os que mais tomam banho no mundo. Os mais porquinhos são os chineses e os ingleses. 

Para escrever esse texto eu fiz algumas pesquisas e fiquei surpreso ao descobrir quantos pessoas ainda não gostam de tomar banho como os astros do cinema listados no item 7. Não inventei nada, tá no Google.

Mauricio de Souza criou o Cascão, um menino que não toma banho de jeito nenhum mas aqui mesmo no meio em que vivo já conheci muita gente não muito chegados a uma ducha, mas cá entre nós, convém lavar pelo menos as mãos, afinal estamos numa PANDEMIA.

Bom banho para todos.

Um comentário:

  1. Adorei!
    Ecaaa, que feio, pra esses famosos aí do ítem 07.
    Perderam uma fã. Kkkkk

    ResponderExcluir