quarta-feira, 12 de abril de 2017

SELOS


Porque será que uma pequena estampilha adesiva pode dar tanta credibilidade em um documento, garantir a  autenticidade da assinatura em  um contrato de compra e venda ou em um atestado médico? Os selos são usados (ou eram) em franquiamento de postagens e dá credibilidade de que o serviço foi previamente pago. E porque inspiram tanta credibilidade? Todas as coisas que tem valor de credibilidade no mundo é uma questão de confiança coletiva. As pessoas acreditam que é, então é. O escritor Yuval Noah Harari que,  escreveu SAPIENS (história da humanidade), esclarece esta tese ao referir-se ao dinheiro. O dinheiro foi criado para os humanos adquirir bens e serviços com mais praticidade. Porque um fazendeiro troca sacas de arros por pedacinhos de  papel colorido? Faz algum sentido? Só faz por causa da confiança coletiva pois lá na frente os "papeizinhos coloridos"são aceitos como válidos para aquisição de outros bens ou serviços. Tudo é uma questão de confiança. Os católicos à muitos séculos repetem uma oração chamada CREDO: "Creio em Deus pai todo poderoso, criador do céu e da Terra... Esta reza nos faz lembrar que Deus existe e Nele cremos.
É, mas no momento o nosso assunto é o SELO.  O selo foi criado para ser aceito e válido e se você tem um documento devidamente selado então você está seguro.
As primeiras provas de credibilidade de documentos, editais etc era o SINETE. Imperadores, Reis e nobres em geral tinham o sinete para selar suas cartas ou autenticar documentos. O mais famoso destes sinetes é o ANEL DO PESCADOR, utilizado pelo papa até hoje. Em 1840 foi criado na Inglaterra por Sir Rowland Hil o primeiro selo postal do mundo chamado one peny black. O Brasil foi o segundo pais a lançar um selo postal, o Olho de Boi em 1843. Um filatelista que tem um Olho de Boi tem uma pequena fortuna em casa. Hoje em dia praticamente não se usa mais nem as cartas quanto mais o velho selo pois as franquias são feitas em maquinas que imprime a autenticidade que por causa da velha confiança coletiva também são válidas. E o velho selo está virando história. Sorte dos colecionadores.


O anel do pescador
fonte: anapassos.art.br









                                   Olho de boi
                                   fonte: Abrafite


Um comentário:

  1. Boa informação. É verdade, hoje em dia só mesmo os colecionadores têm esses selos pois a informática substitui tudo.

    ResponderExcluir