quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ESTRADA


Cada hora uma bota o pé na estrada de novo. Venham comigo, vamos fazer umas viagens, cada um com a sua imaginação.
A estrada sobe e desce colinas, passa por campos de lavouras e fazendas. Cruza com a manada, o vaqueiro acena e estala o chicote para tirar o touro manso da pista. A estrada passa por Rio Verde, Pindaíba e Miracema. Para trás, fica a saudade e para a frente a ansiedade. À direita, o mistério atrás de montanhas azuis à distancia. À esquerda vastos campos irrigados com as águas do caudaloso rio cuja ponte acabamos de atravessar. Esta é uma estrada fictícia mas não muito diferente das verdadeiras que já tivemos oportunidade de conhecer. É bem possível que todo mundo já tenha feito pelo menos uma viagem na vida, nem que tenha sido somente até a casa da vovó pelo caminho da bica.
Sempre fui fascinado por estradas. Conheci algumas, mas não o suficiente. Andei pesquisando e sonho em andar por algumas destas a  seguir, as maiores do mundo: RODOVIA 1 (Austrália), 14.523 km. TRANS-CANADÁ (Canadá), 12.800 km. TRANSIBERIANA (Russia), 11.000 km. Estas São estradas locais, ou seja dentro de um mesmo país. Mas a maior estrada do mundo, começa no norte do Alasca e chega até o sul da Argentina, loucura não é? É claro que esta estradinha liga trechos em diversos países mas é considerada uma unica estrada e recebe o nome de PAN-AMERICANA. Só tem 48.000 km. Gostaria de saber se alguém já fez esta viagem de cabo a rabo. Bom, sonhar não faz mal a ninguém e posso me gabar de "conhecer"a mais famosa, na minha opinião: A ROTA 66, que atravessa oito estados americanos, de Ilinóis a Califórnia. É que esta estrada já foi cenário de muitos filmes entre os quais ROTA 66 ( o mesmo nome da estrada).Tom Hanks  também já correu nesta estrada como Forest Gump. É um cenário de encher os olhos Hoje em dia a ROTA 66 tem um novo traçado e se chama INTERESTADUAL ( I-44 ), como a nossa velha Estrada de Santos (que inspirou a musica As curvas da estrada de Santos de Roberto Carlos), foi substituída pela VIA ANCHIETA.
E quais foram as primeiras estradas do mundo? Bom, desde os princípios dos tempos que o Homem se transformou num andarilho e muitos caminhos foram surgindo. Mas podemos citar um velho ditado que diz que todos os caminhos levam a Roma. Pois então, o Império Romano, na prepotência dos próprios romanos era o próprio mundo. Assim, de fato todos os caminhos levavam a Roma e foi justamente no Império Romano que nasceu as primeiras estradas realmente conhecidas como a VIA ÁPIA ( 312 a.C.).
Vamos encerrar esta viagem,  com Dorothy e seus amigos pela estrada colorida rumo ao país de Óz.





PS. A estrada foi longa e o texto curto?????

















































6 comentários:

  1. Também tenho vontade de conhecer a lendária Rota 66. E outras estradas que tem cara de filme. Menos aquela do livro Desespero, lembra? Medo total! rsrs.. Adorei o texto, deu vontade de botar o pé na estrada. O meu, machucado, não tá ajudando muito.

    ResponderExcluir
  2. Esse blog está muito bom.....Texto redondinho, não pare de escrever!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro estradas...Caminhos que sempre nos levam além do que somos capaz de ver ou sonhar. Gosto principalmente das estradas sem asfalto. Sou tropeira tio. kkk. Fechei os olhos depois que lee o texto e consegui até me ver no caminho dos Incas, cercada por belas paisagens e por séculos de mistérios. Acho que consigo até sentir o cheiro da chuva que vai cair quando eu estiver lá...Ah como é bom sonhar...

    ResponderExcluir
  4. Pra eu que uso muito as estradas, que seje a Dutra e Airton Senna, posso dizer que adoro estar percorrendo. E adoraria conhecer essas estradas com longos km, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir