O MAL
Para um escritor escrever uma história de terror sobrenatural ele precisa de um ambiente correspondente, porém o sobrenatural não existe na vida real, não de verdade. a gente sempre ouve falar aqui acolá de um evento de invocação ou qualquer atividade paranormal, premonição, exorcismo etc., mas no fundo é puro charlatanismo, eu acho. Não existe vampiros, lobisomens, zumbis , mula sem cabeça e nem mesmo o próprio diabo, felizmente. Mas por acreditamos nisso? Porque tudo que a gente acredita, é uma ideia que foi passada de gerações a gerações desde o principio. Tudo que se repete infinitamente acaba "autenticado" na nossa mente. Por exemplo: um agricultor trabalha arduamente para produzir um saco de feijão, depois o troca por um pedacinho de papel "autenticado" por um governo. A ideia, é que aquele pedacinho de papel vale a mesma coisa que o saco de feijão e mais adiante, o agricultor confirma essa validade ao trocar o papelzinho na farmácia por um vidro de pílulas poderosas que cura a dor ( ler SAPIENS de Yuval Noah Harari ). Por que estou divagando e fugindo do assunto titilo? Porque é a mesma coisa com o mal. É apenas uma ideia "autenticada" e passada adiante. E os escritores para nos aterrorizar com seus monstros, precisam inventar um mundo paralelo sobrenatural onde possa inserir os seus vampiros. Foi assim que Stephen King criou o "mundo médio" para inserir nele a lenda de Artur Eld e assim poder explicar que seu "pistoleiro" Roland Deschain é descendente da nobreza. Da mesma forma, pode inserir nesse mundo paralelo, cheio de "portas" para outros mundos, o terrível Rei Rubro e seus asseclas guardiões e a própria Torre Negra que no mundo real jamais poderia existir. O mal pode ser inserido também na mente de pessoas comuns e torná-las más. É o caso por exemplo da enfermeira Anne Wilker (MISERY), do alcoólatra Jack Torrance (O ILUMINADO) e do bebê Gage Greed* ( CEMITÉRIO MALDITO). São tantos personagens no mundo de Stephen king que ele virou personagem de si mesmo aparecendo em A TORRE NEGRA como o "escritor Stephen King" em um 'episodio em que o "escritor" foi salvo da morte por Rollamd Deschain. quando sofreu um acidente fazendo caminhada em uma estrada. Tal acidente não é ficção, aconteceu de fato em 1999 e o escritor quebrou a perna. De que forma um personagem poderia sair das paginas e ir salvar seu próprio criador? No cinema, Stephen King gosta de fazer algumas pontas como em IT, onde ele aparece como dono de uma loja de antiquários.
O medo do sobrenatural nos é apresentado desde a infância com as historias infantis sobre bicho papão, cuca, boi da cara preta. Nas historias de Stephen ele as vezes faz menção a essas historias infantis como em MAGO E VIDRO (VOLUME IV da TORRE NEGRA) onde ele faz uma referencia a obra infantil O MAGICO DE OZ, pois mesmo sendo uma historia infantil, aqui também tem o sobrenatural ( o grande mago da cidade de ÓZ). Ele próprio escreveu um conto de terror infantil chamado CHARLIE THE CHOO CHOO usando o pseudônimo Beryl Evans que também é mencionado em A TORRE NEGRA Charlie é uma locomotiva que "ganha vida" e em AS TERRAS DEVASTADAS, é comparada com o monotrilho assassino Blaine , outra maquina que ganha vida como o carro CRISTINA. O cara é louco mesmo.
*No filme CEMITERIO MALDITO de 2019 ouve uma distorção: a menina Ellie Greed morre atropelada, sendo que no original, isso ocorre é com o bebê Gage Greed. Os cineasta afirmam que o filme é "baseado", assim eles tem carta branca para errar.
Tem muita coisa para falar sobre Stephen King ou ler pelo menos um livrinho de 500 paginas. No momento eu recomendo INSONIA porque sou um idoso e nessa historia é justamente um idoso que não consegue dormir e fica na janela vendo "coisas" passar , coisas muito estranhas.
O mal das pessoas "comuns" é um dos mais assustadores, por isso Misery continua tão bom e real.
ResponderExcluir