Lendas urbanas existem em todas as nações do mundo. Histórias de aparições, fantasmas e relatos assustadores de origens antiguíssimas, de autoria desconhecida mas que os antepassados contavam como sendo fatos verdadeiros e servem de ingredientes para livros, filmes e representações teatrais em geral. A maioria destas lendas deram origens a personagens folclóricos que variam de acordo com os costumes das regiões mas no fundo parece ter o mesmo objetivo que é provocar o medo. Crianças desobedientes e malcriadas são sempre "ameaçadas" com o "homem do saco", "bicho papão" , "cuca" e muitos bichos inventados pelas lendas. As crianças assustam menos se a gente disser que o "urso" vai pegar, ou que a "onça" vai pegar porque esses animais existem de fato mas vivem muito longe, lá nas selvas enquanto que os bichos lendários podem estar dentro do armário ou debaixo da cama. Entre os países latinos, o personagem mais popular é o COCO ( el coco... el cuco, no Brasil a cuca)
O COCO, teve origem na GALISA (GALÍCIA, uma região da Espanha na Península Ibérica). Consta que era um fantasma com cabeça de cabaça com três furos ( olhos e boca) e pegava crianças desobedientes...
A palavra COCO, significava cabeça, daí vem o termo cocoruto quando se refere ao topo da cabeça humana. O coco (no caso da fruta, verifica-se que a casca tem três furos que se pode associar aos olhos e boca do monstro).
Se a gente for muito fundo na observação, vamos lembrar que os americanos fazem esse fantasma com cabeça de abóbora nas suas festas de Halloween.
No México, lá pelos tempos da colonização, aconteceu um crime onde um menino foi levado dentro de um saco e encontrado semi-devorado. Como nunca foi encontrado o criminoso, a culpa foi de quem? El CUCO, ou o "o homem do saco".
No Brasil, o O CUCO chegou também, através dos antigos colonizadores e ganhou uma versão feminina, A CUCA, mas foi em 1921 que Monteiro Lobato personalizou a nossa CUCA como sendo uma velha horrível com cabeça de jacaré ao escrever o livro O SACI. Agora não assusta mais pois em o SÍTIO DO PICA- PAU AMARELO, a cuca não mete medo nem em Pedrinho e Narizinho que são amigos do Saci que por acaso vem ser primo da cuca.
Agora cantemos uma musica de ninar: dorme nenen que a cuca vem pegar, papai tá roça e mamãe vai trabalhar. Se o bebê soubesse de todas essas histórias de terror ele jamais dormiria. Mas dorme porque associa a musiquinha a vós doce e protetora da mamãe e não porque se sente ameaçado. Se tiver crianças lendo esta história é melhor ser obediente se não a CUCA, O HOMEM DO SACO OU O BOI DA CARA PRETA, vai pegar...kkkkk
Ai que medo! kkkkkk
ResponderExcluir