Na minha casa tem muitas coisas. Na sua também. Porque os seres humanos precisam possuir coisas? Primeiramente inventamos a necessidade, depois o objeto para satisfazer tal necessidade. Ou seria o contrario? Primeiro inventa a coisa para depois achar uma utilidade para ela? Tanto faz, o que importa é que nossa casa tem coisas demais. Nós precisamos de grampos, canecas, caixas de isopor, quatros de santos, tinturas, abridores, fivelas, cola, tapa olho, gilete, peruca... para cada item, multiplica-se por 10, considerando preferência por tamanho, cor, marca etc. Outro dia resolvi contar quantas coisas havia aqui em casa, sem considerar móveis, roupas e calçados. Consegui catalogar 1071 ítens e parei porque tinhas mais o que fazer. Experimente fazer esse inventario. Divida a casa por etapas, quartos, sala, banheiro e quintal. Vasculhe, armários, gavetas, bolsos, malas, paredes. Em cada metro quadrado da casa você vai encontrar de 20 a 30 objetos. Dos mais úteis aos tremendamente inúteis (maioria). Separe por sessões como por exemplo os "portas" que são coisas para guardar outras coisas: porta retrato, porta caneta, porta CD, porta remédio, porta chaves, porta moedas e os portas-trecos. Esses são os organizadores de coisas. Só assim, uma dona de casa consegue lembrar onde estão os clips, os alfinetes, a vela de 7 dias, o limpador de vidro, pílula para dormir, fita crepe, prendedor, martelo de carne, silicone...e ela lembra que precisa comprar uma dessas caixas organizadoras que tem subdivisões, um luxo.
Certa vez, escrevi um texto questionando "para onde vai o meu dinheiro". Estou quase certo que a metade vai para os cofres dos chineses que empurra na gente, goela abaixo todas essas bugigangas.
Outra vez, falei sobre as lojas de 1,99. Lembram-se? pois bem, são essas lojas que mais vende coisas. Coisas úteis, pois sim, úteis para os chineses que estão se transformando na maior potência industrial do mundo, fabricando tranqueiras para encher as casas. Ah! se você tiver que mudar de casa, prepare a dor de cabeça.É nessa hora que você vai ver quantas coisas você tem e precisa levar tudo.
"Tem coisa que parece uma coisa", já dizia meu amigo, o senhor Medeiros. Sei não, desde que inventaram o dinheiro que o mundo vem inventando coisas para vender. Aliás o próprio dinheiro já é uma coisa. Onde está a minha carteira? Preciso sair para comprar umas coisinhas....
Simplesmente amei! O texto é as coisas!!
ResponderExcluirTudo verdade, é tanta coisa pra guardar muitas coisinhas.Adorei seu texto.
ResponderExcluir