segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CIGANO




Nas ultimas semanas estivemos na estrada. Foi emocionante conhecer a Rota 66 passando por cenários do Velho Oeste, o ARIZONA, por onde passaram as Diligências e Cowboys como John Wayne e outros aventureiros como nós. Hoje vamos conhecer outros viajantes, os ciganos.
Uma tenda de lona, um carro velho e um fogão de trempe, é tudo que o cigano precisa para viver. Sem endereço, sem religião, sem cartão de crédito, o cigano vive uma vida nômade, à cerca de 3000 anos. Não protestam, não exige nada do governo, não pagam tributos e e não votam. Quem é esse povo que não vão a igreja mas que Deus os protege assim mesmo?
Não há muitos registros sobre a vida cigana. Consta que vieram possivelmente da Índia  ou da antiga Caldeia (Iraque) e se espalharam pelo ocidente, chegando às Américas com a evolução da humanidade em geral. A falta de registros é justamente porque sendo nômades, não têm pátria, não constroem nada. Chegam e vão embora sem deixar marcas de sua passagem por seculos e seculos. Alguns poucos apontamentos demonstra que os historiadores registraram informações bastante rudimentares sobre esse povo que somam de 2 a 5 milhões no mundo. A cultura cigana parece ser conhecida apenas por relatos que vão passando de geração a geração, sem ser documentada oficialmente. Acredita-se que os ciganos influenciaram muito a cultura da dança, magia e misticismo, como a dança espanhola conhecida como dança flamenga. A musica registra algumas canções sempre exaltando o amor à uma CIGANINHA. Não passa de fantasia de compositor pois os ciganos geralmente só casam entre si. Praticamente não se socializam com outras pessoas. Não dá tempo, chegam e vão embora. Seus parcos recursos são oriundos de pequenas relações comerciais e prestação de serviços básicos. As mulheres ciganas se especializaram em ler a sorte através das linhas das mãos. As mãos dos outros, é claro. Há um certo pré conceito de que os ciganos são enganadores, traiçoeiros e que enganam as pessoas vendendo cavalos cegos  e tudo mais. Mas quem compra um produto de um cigano já devia saber que não terá garantia uma vez que não terá nem um endereço para reclamações posteriores.Os ciganos não fazem mal a ninguém. Será? Experimente ler A MALDIÇÃO DO CIGANO DE  Stephen King, garanto que você mudará de ideia.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ESTRADA


Cada hora uma bota o pé na estrada de novo. Venham comigo, vamos fazer umas viagens, cada um com a sua imaginação.
A estrada sobe e desce colinas, passa por campos de lavouras e fazendas. Cruza com a manada, o vaqueiro acena e estala o chicote para tirar o touro manso da pista. A estrada passa por Rio Verde, Pindaíba e Miracema. Para trás, fica a saudade e para a frente a ansiedade. À direita, o mistério atrás de montanhas azuis à distancia. À esquerda vastos campos irrigados com as águas do caudaloso rio cuja ponte acabamos de atravessar. Esta é uma estrada fictícia mas não muito diferente das verdadeiras que já tivemos oportunidade de conhecer. É bem possível que todo mundo já tenha feito pelo menos uma viagem na vida, nem que tenha sido somente até a casa da vovó pelo caminho da bica.
Sempre fui fascinado por estradas. Conheci algumas, mas não o suficiente. Andei pesquisando e sonho em andar por algumas destas a  seguir, as maiores do mundo: RODOVIA 1 (Austrália), 14.523 km. TRANS-CANADÁ (Canadá), 12.800 km. TRANSIBERIANA (Russia), 11.000 km. Estas São estradas locais, ou seja dentro de um mesmo país. Mas a maior estrada do mundo, começa no norte do Alasca e chega até o sul da Argentina, loucura não é? É claro que esta estradinha liga trechos em diversos países mas é considerada uma unica estrada e recebe o nome de PAN-AMERICANA. Só tem 48.000 km. Gostaria de saber se alguém já fez esta viagem de cabo a rabo. Bom, sonhar não faz mal a ninguém e posso me gabar de "conhecer"a mais famosa, na minha opinião: A ROTA 66, que atravessa oito estados americanos, de Ilinóis a Califórnia. É que esta estrada já foi cenário de muitos filmes entre os quais ROTA 66 ( o mesmo nome da estrada).Tom Hanks  também já correu nesta estrada como Forest Gump. É um cenário de encher os olhos Hoje em dia a ROTA 66 tem um novo traçado e se chama INTERESTADUAL ( I-44 ), como a nossa velha Estrada de Santos (que inspirou a musica As curvas da estrada de Santos de Roberto Carlos), foi substituída pela VIA ANCHIETA.
E quais foram as primeiras estradas do mundo? Bom, desde os princípios dos tempos que o Homem se transformou num andarilho e muitos caminhos foram surgindo. Mas podemos citar um velho ditado que diz que todos os caminhos levam a Roma. Pois então, o Império Romano, na prepotência dos próprios romanos era o próprio mundo. Assim, de fato todos os caminhos levavam a Roma e foi justamente no Império Romano que nasceu as primeiras estradas realmente conhecidas como a VIA ÁPIA ( 312 a.C.).
Vamos encerrar esta viagem,  com Dorothy e seus amigos pela estrada colorida rumo ao país de Óz.





PS. A estrada foi longa e o texto curto?????