segunda-feira, 10 de novembro de 2025

 BEM VINDO A DERRY

Há pouco tempo entrou no streaming HBO MAX a serie BEM VINDO A DERRY A trama conta eventos anteriores aos fatos relatados em IT A COISA. È que segundo pesquisas , a cada 27 anos , durante séculos acontecem esses relatos de desaparecimentos de crianças na cidade então, bem vindos a Derry. Derry é uma cidade do Maine localizada nas cordeadas  de latitude 44 80 N e longitude 68 77 W. Se vc inserir esses números no seu GPS eles o levará a um lugar ermo no meio da floresta, ou seja,  a lugar nenhum. Você não vai encontrar as ruas, as casas, as praças nem a enorme estátua de Paul Bunyan, o lendário lenhador, porque nessas coordenadas não tem cidade nenhuma. Derry, é uma cidade fictícia, onde rolou  muitas outras tramas além de IT A COISA. Mas e as tomadas aéreas ( DO FILME) , que mostram as crianças correndo de bicicletas pelas  ruas e avenidas e margens do rio? Como foi possível criar um cenário desse tamanho? As cenas aéreas do filme são da cidade de BANGOR que empresta suas imagens para o cenário de da fictícia Derry, inclusive a estátua do lendário lenhador que é um ícone verdadeiro na historia do folclore americano. Stephen King criou Derry , inspirada na cidade de Bangor, onde ele próprio mora. É justamente em Bangor que existe de fato a estátua de Paul Bunyan, assim como existe também nas cidades de Bemidji em Minesota e  em Ossinete no Michigan.

Muitos outros livros também fundamentam suas histórias na fictícia cidade de Derry, dos quais podemos citar: INSONIA, O APANHADOR DE SONHOS, SACO DE OSSOS, OS ESTRANHOS, e outros. Mas porque tanto mal afeta a cidade de Derry? É que segundo a lenda ( criada pelo mestre, é claro),  uma entidade cósmica (pennywise) foi soterrada nos pântanos  e ficou ali por 27 anos até que os desbravadores derrubaram a floresta e construíram a cidade sobre o terreno amaldiçoado. A cada 27 anos essa entidade sequestra crianças para se alimentar não exatamente de carne, mas do medo.

Stephen King criou muitas cidades fictícias e muitas ficaram tão conhecidas nos filmes que parecem reais. Vou citar aqui somente algumas delas: Jerusalem`s Lot ( A HORA DO VAMPIRO), Ludlow ( O CEMITERIO MALDITO )  Castle Rock ( A ZONA MORTA) e Chester`s Mill ( A REDOMA).

Leitura recomendada para hoje : A ZONA MORTA


terça-feira, 4 de novembro de 2025

 ANIMAIS & MAQUINAS

Agora chega na parte em que talvez seja inevitavel deixar escapar algum spoller. Bom, a obra de Stephen King é muito grande. Só a Torre Negra compõe 8 volumes o que dá cerca de 4 mil páginas. Uma pequena dica aqui e ali, só pode despertar curiosidade e levar alguém a ler, o que recomendo. Em todos os textos, estou sempre enfiando guela abaixo A TORRE NEGRA. É que foi daqui que saiu para o mundo a maioria das ideias do escritor para as outras obras. Criar personagens e fazê-los parecerem reais, significa fazê-los viajar dentro das paginas dos diversos livros como é o caso do malvado bruxo    Randal Flaag que incorpora varios personagens em pelo menos oito livros.

Mas nesse capitulo, vamos falar de Animais e maquinas de Stephen King. Não dá para escrever historias, sem incluir animais e maquinas. Se as historias são sombrias, retratadas em um mundo sobrenatural, os animais e maquinas, precisam ser criados também no mesmo patamar. Normal aqui, somente na cabeça do criador. Foi assim que Stephen King criou a locomotiva inteligente CHARLIE CHOO CHOO, uma historia de terror infantil como o nosso velho bicho papão. É que mesmo depois do velho maquinista Bob morrer, Charlie andava pela floresta, sozinha, sem maquinista, assustando as crianças com o seu apito estridente "choo choo"...

Em AS TERRAS DEVASTADAS Stephen King faz uma referencia a Charlie ao compará-la com o Monotrilho Blaine, outra locomotiva inteligente e assassina que transporta o KA TET  de Roland Deschain da fictícia cidade de LUD  até Topeka  no Kansas. Já em LOBOS DE CALA, as maquinas que encontramos aqui são justamente os terríveis lobos, robôs humanoides, que sequestram crianças gêmeas para...

CRISTINA,  é outra maquina assassina, criada por Stephen King, trata-se um velho Plymout Fury da Chrysler que se recupera sozinho na oficina e a noite, sai sozinho sem motorista para praticar suas vinganças.

E os animais? Em A TORRE NEGRA tem um cachorro da raça Zé Trapalhão , que só pode existir no mundo médio. OY,  é o nome dele, um animal fiel ao seu dono, o menino Jack Chamber. Oy é um animal falante e dócil mas vira uma fera e arranca o olho de um vilão que maltratava seu dono. Na juventude, Roland possuiu um falcão treinado chamado David que o ajudou a vencer um duelo. E gato?Bom, em o CEMITÉRIO MALDITO  Temos o gato Church , meigo e dócil .mas volta dos mortos...

O gato que interpretou Church chamava-se Léo

Stephen King também nos apresenta a tartaruga Maturin, um ser mitológico que sustenta o universo. Maturin é mencionada em A TORRE NEGRA  e em IT.

Se vampiros pode ser chamados de animais, vamos encontra muitos deles  em Salen's Lot e porque não em Nova Yorque?


Dica de leitura para hoje: A MALDIÇÃO DO CIGANO.



















ra