Na abertura da série AGENTE 86, da década de 1960, O agente atrapalhado Maxwel Smart atravessava várias portas até mergulhar no poço do elevador. Portas e portais sempre foram utilizados em cenas de filmes e livros de ficção, geralmente de ação, suspense e terror. Os agentes do FBI são chutadores de portas. A princípio, as portas são apenas ligações entre dois cômodos de uma casa, entradas e saídas desses domicílios, edifícios, escritórios em geral ou quando metaforicamente se referem a "passagens" em sentido figurado como por exemplo: "a escola abre as portas para o futuro"; "um livro é uma porta para a imaginação etc , etc. Não sei porque um equipamento tão simples que foi criado apenas para separar dois ambientes ou fechar com aparente segurança as moradias dos humanos, pode apresentar tantos significados quando a imaginação exige.Quando o agente Max atravessava as misteriosas portas e desaparecia no poço do elevador, a gente já sabia que ele estava se dirigindo ao esconderijo secreto da "CONTROL", a fim de receber as ordens do seu chefe para combater os espiões da "KAOS". A sua parceira, a bela agente 99 era mais uma chutadora de portas e geralmente resolvia efetivamente as situações embaraçosas do parceiro atrapalhado. E as portas da nossa imaginação continuam abertas para o passado, recordando com saudade aquela dupla em preto e branco.
Os autores de livros e os diretores de cinema vão sempre recorrer as portas para nos transportar para outras dimensões do universo ou para o outro lado da vida onde "existe" almas, espíritos, zumbís, monstros e monstrengos.
Stephen King é um desses caras que nos enche de suspense e medo com suas portas misticas como em CEMITÉRIO MALDITO, SACO DE OSSOS e sua mais longa obra, A TORRE NEGRA. Nos dois primeiros casos, as "portas" são sepulturas que jamais deveriam serem abertas. Em a Torre Negra são portais que o pistoleiro Roland de Gilead precisa atravessar para outros mundos na sua incansável busca à Torre Negra. Admito que estou fazendo propaganda do meu escritor predileto mas o que eu posso fazer se é o que eu gosto?
As portas comuns, de madeira, alumínio ou aço, que são apenas equipamentos utilitários, também podem esconder mistérios. Cuidado ao abrir uma porta, do outro lado pode estar alguma surpresa, um ladrão a espreita, um cão bravo, um rato, uma barata ou mesmo uma cena íntima que não deveria ser bisbilhotada, uma fagulha no gás e bummmmm.
Existe portões e portais famosos que se destacam pela história, simbolismo e valor arquitetônico como é o caso do PORTÃO DE BRANDEMBURGO em Berlim ou o ARCO DO TRIUNFO em Paris.
Ao pesquisar sobre portas famosas, encontrei uma lista com 25 das que mais se destacam pela beleza dos entalhes e valores históricos. Por incrível que pareça, a que mais me impressionou, foi a mais simples, esta da foto, que foi fotografada pelo fotógrafo Doninic Walter. Esta porta fica nos Alpes Alemães e se abre para essa impressionante paisagem. Notem que não há vestígio de construção nenhuma, só a porta em si no alto da montanha.
German Alpes
Dominic Walter