segunda-feira, 21 de novembro de 2016

SEM TITULO

A pedido de uma leitora muito querida, resolvi pesquisar e transferir para esta página  o significado de alguns ditados populares. Espero "não dar com os burros n`água"` se alguém me acusar de plagiar post. Espero também que esse não seja um trabalho "feito nas coxas"pois eu "juro de Pés juntos" que não estou aqui fazendo algo "para inglês ver". Fui até onde "Judas perdeu as botas" procurando estas expressões curiosas. Se der confusão espero que tudo isso se "acabe em pizza". As pesquisas que eu fiz na verdade não estão "guardadas a sete chaves". Portando não vou ter que chorar "lágrimas de crocodilo", mesmo porque ninguém é capaz de elaborar um trabalho se chegar de "mãos abanando" uma vez que o "pior cego é aquele que não quer ver".
Na verdade eu gostaria de escrever um livro de curiosidades mas Marcelo Duarte já fez isso brilhantemente. Ele escreveu GUIA DOS CURIOSOS onde eu as vezes procuro matar minha curiosidade quanto as coisas do dia a dia que a gente convive muitas vezes sem saber a respeito. Foi nesse brilhante compendio que encontrei aquela nota sobre o COFRINHO DE PORCO  quando postei uma reportagem sobre PORCOS aqui mesmo em CADA HORA UMA.
Existe milhares de expressões curiosas que a gente precisa "mexer os pauzinhos" para conhecer a origem. " O sol nasce para todos" mas as vezes a sombra  é só para quem merece. Quem não teve acesso ao curso universitário deve procurar aprender pelo menos as coisa do mundo, que estão aí ao nosso alcance. Salve o Google...
Vamos lá:
I) O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER
Em 1647 em Nines (França) foi realizado o primeiro transplante de córnea do muindo. O paciente ao ver o mundo ficou decepcionado porque achou muito diferente do que imaginava. Entrou na justiça para lhe retirarem os olhos. Preferia voltar a ser cego. Popularmente significa que mesmo tendo boa visão, muitas vezes a pessoa não quer enxergar o óbvio. Geralmente usado no sentido figurado.

II) LÁGRIMAS DE CROCODILO
O crocodilo quando mastiga sua presa, verte lágrimas porque sua mandíbula pressiona as glândulas
lacrimais. É claro que o bicho não está com remorso. Uma pessoa que finge sensibilizar quando pratica uma maldade, incide nesse ditado popular.

III) PARA INGLÊS VER 
Por volta de 1830 os ingleses pressionaram o  Brasil a votar uma lei contra o tráfico de escravos. A lei foi imposta mas nunca foi cumprida. Foi votada apenas para atender o pedido dos ingleses o que significa uma atitude falsa.

IV) ONDE O JUDAS PERDEU AS BOTAS
Judas Scariotes guardou o dinheiro da traição em suas botas,  escondeu-as em um lugar ermo depois se suicidou de pés descalços. Dizem que as botas e o dinheiro jamais foram encontrados. O traidor deve ter escondido suas botas num lugar bem distante...

V) FEITO NAS COXAS
Durante a colonização no Brasil, telhas de barros muitas vezes eram moldadas nas coxas dos escravos. Como as pessoas tem coxas diferentes as telhas não ficavam uniforme. Significa coisa malfeita.

VI) DAR COM OS BURROS N`ÁGUA
Nos tempos coloniais os tropeiros por falta de rotas seguras muitas vezes se enfiavam em zonas alagadiças e os burros...bem significa seguir o caminho errado mesmo que seja em sentido figurado.

VII) JURAR DE PÉS JUNTOS
Nos tempos da Inquisição os acusados de heresia eram  torturados amarrados pelas mãos e pés juntos e acabavam confessando. Hoje em dia significa dar confiabilidade no que está dizendo.

VIII) GUARDAR A SETE CHAVES
No seculo XIII alguns cofres reais portugueses possuíam  quatro fechaduras e as quatros chaves eram confiadas a quatro funcionários de confiança da corte. Por questões místicas ao numero sete dizia-se que os bens do reino eram guardados a sete chaves. Aqui no Brasil é a mesma coisa porém os funcionários de confiança não são lá de muita confiança...

IX) ACABAR EM PIZZA
Na década de 1960 cartolas palmeirenses  se reuniram e discutiram por 14 horas seguidas sem chegar a algum consenso sobre os problemas do clube. Depois foram todos a uma pizzaria e comeram 18 pizzas. A gazeta esportiva pulicou uma matéria com a manchete: CRISE NO PALMEIRA TERMINA EM PIZZA.

X) DE MÃOS ABANANDO
Na época da imigração no Brasil era costume que trabalhadores imigrantes tivessem suas próprias ferramentas. O trabalhador que se apresentasse de mãos vazias era porque não queria trabalhar. Nós costumamos se referir a isso a uma pessoa que vai a uma festa de aniversário sem levar presente.

Fonte: www.vocesabia.net.curiosidades

Alguém pode sugerir um titulo para esta postagem?